ESTADO E INSTITUIÇÕES


Após refletir sobreos principais aspectos ligados ao regime democrático, analise as afirmativas seguintes, identificando as proposições corretas.

I – Pleitos eleitorais: as eleições são regulares e realizadas por sufrágio universal;

II – Estado de direito: liberdades fundamentais são garantidas;

III – O pluralismo político é reconhecido;

IV – Divisão em três poderes distintos;

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


I; II; III e IV


IV somente.


I; II e IV.


I; II e III.


III somente.

Após refletir sobre aquilo que singulariza o regime democrático, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.

(  ) Governo majoritário: a maioria escolhe quem regulará o poder político;

(  ) A manutenção do poder político nas mãos de um déspota que garanta o controle absoluto do Estado;

(  ) Estado laico: Separação entre igrejas e Estado;

(  ) Há a proteção da oposição (mesmo que minoritária) e a alternância é possível e assegurada;

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


F; F; F; F.


V; V; V; F.


V; F; V; V.


V; V; F; V.


V; V; V; V.

Após refletir sobre o conceito de cidadania, analise as afirmativas seguintes, assinalando a alternativa correta:


Atualmente, o direito à cidadania é apreciado apenas por poucas pessoas selecionadas. As pessoas que pertenciam à elite sócio-econômica, tem o privilégio de desfrutar de plenos direitos civis e políticos. Somente estes participam do cotidiano político do Estado.

 


Falando em termos de Ciência Política moderna, cidadão significa uma pessoa que pertence à camada mais rica da sociedade. No nosso país, um adulto de dezoito anos de idade, com um bom patrimônio adquirido por herança, deve gozar de todos os direitos e comprometer-se com todos os deveres, independentemente da distinção de casta, cor e credo, educação, propriedade e residência;


No modelo de Estado Moderno de nossos dias, o termo "cidadão" é usado em seu sentido restrito. Somente aqueles que desfrutam dos direitos civis e políticos e que participam das funções da vida civil e política das pessoas (homens livres em idade militar e nascidos na cidade) são considerados cidadãos.;


O termo "cidadão" pode ser entendido em um sentido restrito ou amplo. Em um sentido restrito, significa o residente de uma organização sóciopolítica (cidade, estado e país). Enquanto um sentido amplo, cidadão significa uma pessoa que reside dentro dos limites territoriais de um Estado;


Somente os homens devem gozar de plena cidadania e um país que se constituiu, historicamente, segundo os princípios do patriarcalismo.

Após refletir sobre centralização política do Estado, analise as afirmativas seguintes, assinalando a alternativa correta.


Temos centralização política quando os órgãos centrais do Estado possuem apenas o mínimo de poder indispensável para desenvolver as próprias atividades.

 


No Estados centralizados o poder legal do Estado é exercido por qualquer agente político eleito, sendo que a autoridade hierárquica é absolutamente compartilhada. havendo, portanto, um poder legal próprio.


Na versão centralizada, a autoridade legal do Estado é parcialmente confiada aos próprios indivíduos que, através de algumas instituições administrativas, geralmente eleitos, irá administrar com uma espécie de controle flexível do governo central.


Temos centralização quando a quantidade de poderes das entidades locais e dos órgãos periféricos é reduzida a zero, a fim de que possam ser considerados como entidades absolutamente subjetivas de administração.


O poder centralizador é aquele que, sobretudo, respeita e reconhece a autonomia política das diferentes províncias.  

Após refletir sobre a relação entre os cargos do executivo e o eleitorado brasileiro, analise as afirmativas seguintes, identificando as proposições corretas.

I – Há muito tempo existe um fosso crescente entre representantes e representados, entre homens públicos e cidadãos.;

II – Podemos ver e ouvir as pessoas expressando sua desconfiança, até mesmo sua hostilidade, em relação aos membros da classe política, nas redes sociais do ambiente virtual.;

III – Em todo o mundo democrático, pesquisas de opinião regularmente mostram a falta de estima, desilusão e cinismo dos cidadãos em relação aos membros dos três poderes;

IV – Os índices de satisfação e confiança na experiência política de presidentes, governadores e prefeitos é altíssimo;

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


II; III e IV


IV somente.


I; II e III.


I; II e IV.


III somente.

 

Após refletir sobre o executivo e suas atribuições, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.

(  ) Ramo do Estado cuja função é implementar as leis discutidas pelo legislativo.

(  ) No topo do poder executivo, encontramos o chefe de governo (primeiro-ministro, ou presidente) e seu conselho (gabinete), formado por ministros (ou secretários) com vocações setoriais.

(  ) O executivo inclui, por extensão, todos os órgãos governamentais e administrativos envolvidos nessa implementação.

(  ) Sem o poder executivo, as leis seriam apenas desejos. Decisões executivas são geralmente decretos, ou ordens.

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


F; F; F; F.

 


V; F; F; V.


V; V; V; V.


V; F; V; F.


V; V; V; F.

Após refletir sobre os casos que definem e delimitam a função legislativa, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.

(  ) Com exceção de alguns países, o poder legislativo constitui-se de duas câmaras: uma câmara baixa e uma câmara alta. Diz-se então que o poder legislativo é bicameral. Os projetos devem incluir o apoio majoritário de ambas as câmaras para serem apoiados.

(  ) Em muitos casos, no entanto, a câmara baixa tem a última palavra quando as duas câmaras não podem concordar com o mesmo texto. Quando o Legislativo tem apenas uma câmara, diz-se ser unicameral.

(  ) O legislativo detêm a palavra final sobre a deliberação de juízes e desembargadores, cabendo aos deputados e senadores a decisão final sobre processos e demandas jurídicas;

(  ) Nos parlamentos de duas câmaras, a câmara baixa é composta de deputados ou representantes, eleitos para um mandato de dois, três, quatro ou cinco anos.

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


V; F; F; V.


V; V; V; F.


V; V; F; V.

 


V; V; V; V.


V; F; V; F.

Após refletir sobre o que caracteriza os regimes totalitários, analise as afirmativas seguintes, identificando as proposições corretas.

I – existência de uma ideologia, ou doutrina, “inquestionável” e totalizadora;

II – vida política, social e econômica governada em nível privado e público;

III – existência de um partido único (partido-estado) que detenha o monopólio dos meios internos de comunicação de massa;

IV – preservação integral das liberdades concedidas à imprensa e à produção acadêmica;

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


II; III e IV


I; II e III.


III somente.


I; II e IV.


IV somente.

Após refletir sobre os traços que singularizam o totalitarismo político, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.

(  ) uma repressão violenta da oposição através de uma polícia secreta, com o objetivo de encarnar o terror.

 (  ) Os regimes fascista, nazista e soviético podem ser considerados exemplos de regimes políticos totalitários.

(  ) no totalitarismo usa-se a força e o aparato militar para garantir a democracia e o direito ao voto;

(  ) o totalitarismo é uma manifestação exclusiva dos governos de ideologia socialista.

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


V; F; V; F.


V; V; F; V.


V; V; F; F.


F; F; F; F.

 


V; V; V; V.

Após refletir sobre a especificidades da federação e da confederação, analise as afirmativas seguintes, identificando as proposições corretas.

I – Na Confederação não há relação direta e ostensiva com os cidadãos. O que existe é uma instituição simples de representação: a dieta, que representa os estados que assinaram o contrato pertencente à confederação. Na prática, a história nos mostra que as confederações se dissolveram, ou se transformaram, em um estado federal.

II – O estado federal é um governo comunitário que concorda em desistir de parte de suas competências em benefício do agrupamento que constitui. As entidades que compõem o estado federal têm um nome que varia de acordo com o país: os länders, os cantões, os estados federados, ou simplesmente estados (com letra minúscula).

III – Seja no Estado unitário, na federação, ou na confederação, o problema fundamental é o da centralização, e da descentralização, do poder. A distribuição da autoridade e da governabilidade é, sem sombra de dúvidas, o grande desafio dos Estados modernos (com sua diversidade étnica, social, política e ideológica).

IV – As unidades federativas têm aparências estatais, pois eles têm uma constituição, um governo, um parlamento, seus próprios tribunais; mas eles não têm soberania real, porque ela é reduzida e exercida dentro dos quadros estabelecidos pela constituição do estado federal.

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


III somente.

 


II; III e IV


I; II, III e IV.


IV somente.


I; II e III.

Páginas: 123